Boleto FIES → 2 Via, Segunda Via – Atualizar Boleto FIES Caixa

Se você está se formando ou se formou utilizando o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, então o boleto FIES faz parte da sua rotina. O programa já beneficiou mais de 1 milhão de estudantes em todo país, possibilitando, través do financiamento, a conclusão do curso superior em uma instituição privada de ensino.


No entanto, em muitas situações, os estudantes têm seus boletos extraviados ou, até mesmo, perdem a guia para pagamento. Nesses casos é preciso emitir a 2 via boleto Fies através do site da Caixa para poder quitar os valores pendentes.

E para tirar todas as suas dúvidas sobre o financiamento, nós trouxemos informações e dicas essenciais para todos os estudantes que utilizam o FIES. Confira!

Veja também:

2 via boleto FIES


Em muitas situações uma pessoa pode perder ou ter o seu boleto Fies Caixa extraviado. Se isso aconteceu com você, não se preocupe. Para tirar a 2 via do boleto é muito simples, não levando mais do que dois minutos para ser emitido.

Confira, no passo a passo a seguir, o que deve ser feito para você tirar a segunda via boleto Fies:

Boleto FIES


Passo 01. Entre na página do FIES no site da Caixa, clicando aqui (http://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp).


Passo 02. Informe o número de seu CPF, a data de nascimento e o código verificador que aparecerá na tela. Depois de preencher todos os campos com as informações solicitadas, clique em “Iniciar operação”.


Passo 03. Nessa página você poderá acessar o seu boleto. Clique em “Gerar Boleto”. Para imprimi-lo, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção indicada.


É importante ressaltar que a emissão da segunda via boleto Fies por meio do site Caixa só pode ser realizada nos dias úteis, das 09:00 as 19:00 horas.

Como pagar boleto FIES Caixa?

Os estudantes que utilizam o FIES deverão pagar uma taxa trimestral relacionada aos juros e taxas do financiamento. O pagamento do financiamento em si só acontece depois que terminar o prazo de carência. Ou seja, apenas quando você concluir o curso, ter se formado e, ocasionalmente, ter arrumado um emprego.

No entanto, é muito importante ficar de olho nos prazos de vencimento de seu boleto para não ter que pagar a mais. Veja como pagar Boleto Fies a seguir:


01. O modo de pagamento vai depender do banco onde foi estabelecido o contrato de financiamento.


02. Os boletos são entregues em sua residência. Caso sejam extraviados, será necessário emitir uma segunda via.


03. O Caixa boleto FIES pode ser pago em qualquer agência bancária, terminal de autoatendimento ou através do internet banking. Se você realizou o contrato pelo BB ou Caixa, então será possível pagá-lo através das casas lotéricas.


04. Se por algum acaso o boleto tenha vencido, então o estudante poderá realizar o pagamento na agência em que o financiamento foi realizado.


Se você precisa atualizar boleto FIES, basta acessar o site da Caixa, inserir as informações solicitadas e emitir a segunda via. Nessa via os valores estarão atualizados e, então, uma nova data de pagamento será estabelecida.

Como acessar o site FIES (fies.mec.gov.br)?

Boleto Fies

Os estudantes e interessados em obter o financiamento poderão obter todas as informações necessárias no site do FIES. Há, por exemplo, o passo a passo ensinando como se inscrever no SisFIES, quais são as condições de financiamento e outras informações essenciais.

Por conta disso, será essencial acessar o site do FIES antes de dar o primeiro passo para obter o financiamento.

Mas não se preocupe, pois acessar o site do programa de financiamento estudantil é muito simples. Veja como a seguir:

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

  • Pelo navegador

A primeira coisa a ser feita é abrir uma nova aba em seu navegador. Com a aba aberta, digite: fies.mec.gov.br. Clique em ir e espere a página abrir.

Boleto FIES

Agora você poderá visualizar todas as informações relacionadas ao financiamento. Explore o site para sanar todas as suas dúvidas, saber como se inscrever, quais são as regras do financiamento e outros detalhes importantes.


  • Pelo Google

Se você não está conseguindo acessar o site, não se preocupe. Abra o Google. Com o buscador aberto, digite os termos a seguir no campo de pesquisa “site FIES” e clique em pesquisar.

Boleto FIES

Em poucos segundos o sistema mostrará uma página cheia de resultados. Clique na primeira opção e espere o site carregar.


Telefone FIES

A melhor forma de tirar todas as suas dúvidas sobre o financiamento estudantil é entrando em contato diretamente com o FIES. O programa disponibiliza alguns canais de comunicação onde é possível entrar em contato com a instituição, tirar suas dúvidas e pedir dicas sobre como fazer o financiamento.

Para entrar em contato por telefone, ligue para: 0800 616161 (ligação gratuita). Para ter certeza que será atendido, a dica é ligar nos dias úteis durante o horário comercial.

Outra forma de entrar em contato com a instituição é por meio de seu site. Veja como a seguir:

Boleto FIES


Passo 01. Entre no site do FIES. Ao entrar na página, desça a tela até encontrar a página “Contato”.


Passo 02. Em seguida, clique em “envie uma mensagem”. Aparecerá uma nova tela, onde será preciso fazer um rápido cadastro para continuar.


Passo 03. Depois de realizar o seu cadastro, volte para essa tela e insira as suas informações de acesso.


Passo 04. Agora, escreva a sua mensagem e não esqueça de informar um endereço de e-mail válido, pois será para esse endereço que a resposta será enviada. A instituição responde, geralmente, em até 2 dias úteis.


A partir de 2010, os interessados em obter o financiamento deverão realizar a última edição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os estudantes deverão tirar uma nota igual ou superior a 450 pontos nas questões objetivas e um valor maior do que zero na redação.

O FIES é uma excelente oportunidade para que os estudantes possam financiar os próprios estudos. Para conseguir o financiamento é simples, bastando atender os requisitos do programa e dar entrada no financiamento seguindo as dicas contidas no site.

O pagamento das parcelas só deverão ser realizadas após o prazo de carência. Durante o período de estudos, os estudantes só deverão pagar taxas trimestrais que tem um teto de cobrança.

Saiba mais:

Não deixe de pagar o FIES boleto dentro do prazo e, caso tenha perdido ou a guia tenha sido extraviada, siga as nossas dicas para atualizar boleto FIES atrasado. Boa sorte!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Boleto FIES → 2 Via, Segunda Via – Atualizar Boleto FIES Caixa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *